MUSEU PROFESSOR BERÉ: MEMÓRIA, RESILIÊNCIA E MUSEOLOGIA SOCIAL NO SEMIÁRIDO CEARENSE
SANTOS, Antonio Deimy Moura dos. Pesquisador Museu da Resistência Histórica das Comunidades Rurais de Potiretama, Museu Professor Beré de Potiretama, Potiretama, CE.
RESUMO
O presente artigo analisa a trajetória e o papel do Museu Professor Beré, fundado em Potiretama, Ceará, em 8 de janeiro de 2022, por iniciativa do Professor Francisco Edineudo Paiva de Amorim (Professor Beré). Caracterizado como um Ecomuseu/Museu de Território de natureza comunitária, a instituição transcende a função tradicional de custódia da memória, posicionando-se como um agente ativo de desenvolvimento local e resiliência socioambiental. Baseado na Museologia Social, o museu articula o patrimônio cultural (artefatos históricos e sítios arqueológicos) e o patrimônio biológico (Casa de Sementes), engajando a comunidade, especialmente a estudantil, na preservação da "história viva" de Potiretama e na formulação de respostas coletivas à crise climática do Semiárido.
Palavras-chave: Museologia Social; Museu Comunitário; Potiretama; Patrimônio Cultural; Resiliência Climática.
ABSTRAIR
Este artigo analisa a trajetória e o papel do Museu Professor Beré, fundado em Potiretama, Ceará, em 8 de janeiro de 2022, pelo professor Francisco Edineudo Paiva de Amorim (Professor Beré). Caracterizada como um Ecomuseu/Museu Território de base comunitária, a instituição transcende a função tradicional de guarda da memória, posicionando-se como agente ativo do desenvolvimento local e da resiliência socioambiental. Com base na Museologia Social, o museu articula o patrimônio cultural (artefatos históricos e sítios arqueológicos) e o patrimônio biológico (Casa das Semente), engajando a comunidade, especialmente os estudantes, na preservação da "história viva" de Potiretama e na formulação de respostas coletivas à crise climática no semiárido.
Keywords: Museologia Social; Museu da Comunidade; Potiretama; Património cultural; Resiliência climática.
1. INTRODUÇÃO
No contexto do Semiárido brasileiro, onde os desafios climáticos e socioeconômicos se intensificam, a preservação da memória e do saber local assume um caráter de resistência e estratégia de sobrevivência. O Museu Professor Beré (MPB), em Potiretama, Ceará, emerge como um estudo de caso notável dessa intersecção entre cultura e desenvolvimento.
Fundado pelo Professor Beré, um educador de História e Geografia, o museu nasceu da necessidade de consolidar a identidade do município, que já havia conquistado seus símbolos cívicos (bandeira e hino) e seu livro de história. A instituição, que iniciou suas atividades informais em 2009 e foi formalmente estabelecida em 8 de janeiro de 2022, busca ser um "complemento da história, só que uma história viva" (AMORIM, 2025a).
O objetivo deste artigo é caracterizar o Museu Professor Beré em sua dimensão de Ecomuseu Comunitário, detalhar seu acervo e ações de sistematização, e discutir sua relevância como polo de agência social e resiliência no Semiárido.
2. CARACTERIZAÇÃO E FILOSOFIA DO MUSEU COMUNITÁRIO
O Museu Professor Beré está cadastrado no Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM) como um Museu de Território/Ecomuseu com temática em História, gerido sob um modelo comunitário (IBRAM, 2025). Essa classificação reflete a visão do seu idealizador, Francisco Edineudo Paiva de Amorim.
Embora carinhosamente denominado pela comunidade como "Museu Professor Beré" — nome adotado inicialmente por praticidade e reconhecimento ao trabalho do fundador (MUSEURESIST, 2025) —, o professor esclarece que a vocação do espaço é ser uma "Casa da Memória" ou "Casa da Cultura", representando a totalidade da história de Potiretama, e que a denominação oficial definitiva ainda está em ponderação (AMORIM, 2025b). A essência, no entanto, é inalterável: ser um espaço para as futuras gerações e um centro de preservação da memória local (AMORIM, 2025a).
O museu é mantido por meio do apoio de amigos, familiares e representantes locais, e já se tornou referência na região, recebendo visitas de estudantes e acadêmicos (AMORIM, 2022). O endereço de visitação é na Rua Pedro Alves de Almeida, Centro, Potiretama, Ceará.
3. ACERVO E SISTEMATIZAÇÃO DO PATRIMÔNIO
O acervo do MPB é diversificado e provém integralmente de doações da comunidade, que se sente encorajada a entregar seus bens pessoais para preservação, garantindo que não se percam no tempo (AMORIM, 2025a).
O Acervo Material Inclui:
Artefatos Indígenas: Machadinhas e pilões encontrados no município, que "revelam a presença dos povos originários na região" (MUSEURESIST, 2025). A compreensão da história desses objetos conta com o rigor científico, sendo necessária a consulta a arqueólogos, como é o caso de Aguimel Queiroz, mencionado pelo professor.
Objetos Históricos: Itens do cotidiano, como a máquina fotográfica pertencente a Franquin de Adaldo, que evocam o passado e a ancestralidade (AMORIM, 2025a; MUSEURESIST, 2025).
Patrimônio Biológico: A sistematização da programação da Primavera dos Museus destacou a articulação entre o museu e a Casa de Sementes da comunidade Caatingueirinha, tratando as sementes crioulas como "patrimônio mundial da vida e da memória", e uma tecnologia social crucial para a resiliência alimentar no Semiárido (SANTOS, 2025).
A sistematização das atividades, conforme um estudo de caso apresentado em setembro, utiliza a Museologia Social e Comunitária como eixo teórico. O museu engaja-se ativamente com as escolas e promove a interconexão entre o patrimônio histórico e a vulnerabilidade climática, utilizando a longa história de relação entre humanidade e natureza como ferramenta pedagógica (SANTOS, 2025).
4. ATUAÇÃO E AGÊNCIA COMUNITÁRIA
O Museu Professor Beré atua como um polo de agência social, investindo na sensibilização das novas gerações e na validação dos saberes tradicionais:
Educação e Sítios Arqueológicos: Um dos planos centrais do museu é incluir o sítio arqueológico de Potiretama, como o do Riacho Seco, em visitas guiadas. O objetivo é criar um "trajeto completo" que conecte o acervo material com o território, educando sobre a história e a vulnerabilidade do patrimônio arqueológico frente à erosão e à crise climática (AMORIM, 2025a; SANTOS, 2025).
Reconhecimento Institucional: O trabalho da instituição foi reconhecido com sua apresentação à Casa Legislativa de Potiretama (CÂMARA DE POTIRETAMA, 2023), reforçando o objetivo de se tornar referência cultural no município e no estado (IBRAM, 2025).
Liderança Comunitária: A dedicação do Professor Beré é complementada por membros da equipe, como Michele, a presidente do museu, que personifica o engajamento coletivo em manter viva a história (AMORIM, 2025a; MUSEURESIST, 2025).
A postura do MPB demonstra que a custódia da memória, em sua vertente comunitária, transforma-se em "um ator de desenvolvimento", usando a história e a cultura local como "fonte de inovação e agência social" (SANTOS, 2025).
5. CONCLUSÃO
O Museu Professor Beré, de Potiretama, Ceará, é um emblema da força da museologia de base. Ao fundir a preservação da "história viva" local com a Museologia Social e a agenda de resiliência climática, ele estabelece um modelo para outras instituições do Semiárido. O trabalho do Professor Beré e da comunidade em transformar objetos doados em conhecimento sistematizado, e a memória em estratégia de adaptação, assegura que o passado de Potiretama seja a chave para a sustentabilidade do seu futuro.
REFERÊNCIAS
AMORIM, Francisco Edineudo Paiva de (Professor Beré). Estatuto de Museu Professor Beré. Blog Museu Professor Beré Potiretama, 2022. Disponível em: https://museumpb.blogspot.com/2022/01/estatuto-de-museu-professor-bere.html. Acesso em: 5 out. 2025.
AMORIM, Francisco Edineudo Paiva de (Professor Beré). Professor Beré: O Homem por Trás do Museu. Potiretama: Museu Professor Beré, 2025a. (2 min 26 s). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=H994epvVKO0. Acesso em: 5 out. 2025.
AMORIM, Francisco Edineudo Paiva de (Professor Beré). Professor Beré esclarece que a denominação atual do museu. In: O Museu Professor Beré: Um Tesouro Cultural em Potiretama. Blog Museu da Resistência Histórica das Comunidades Rurais de Potiretama, 2025b. Disponível em: https://museuresist.blogspot.com/2025/05/o-museu-professor-bere-um-espaco.html. Acesso em: 5 out. 2025.
CÂMARA DE POTIRETAMA. Video Completo no Facebook câmara de Potiretama. [S. l.]: Facebook, 2023. Vídeo. Disponível em: https://www.facebook.com/camara.potiretama/videos/2088762784922641/?rdid=lAEM0uVlLE9T4vQG. Acesso em: 5 out. 2025.
INSTITUTO BRASILEIRO DE MUSEUS (IBRAM). Museu Professor Beré. Brasília: [s. n.], 2025. Disponível em: https://cadastro.museus.gov.br/museus/museu-professor-bere/#tainacan-item-documents-label. Acesso em: 5 out. 2025.
MUSEU PROFESSOR BERÉ POTIRETAMA. Potiretama Ceará em uma apresentação. [S. l.]: Blog Museu Professor Beré Potiretama, 2025. Disponível em: https://museumpb.blogspot.com/2025/04/potiretama-ceara-em-uma-apresentacao.html. Acesso em: 5 out. 2025.
MUSEURESIST. O Museu Professor Beré: Um Tesouro Cultural em Potiretama. Blog Museu da Resistência Histórica das Comunidades Rurais de Potiretama, 2025. Disponível em: https://museuresist.blogspot.com/2025/05/o-museu-professor-bere-um-espaco.html. Acesso em: 5 out. 2025.
SANTOS, Antonio Deimy Moura dos. A Museologia Social e Comunitária como Estratégia de Resiliência Frente à Crise Climática: Um Estudo de Caso no Semiárido Cearense. Blog Museu Professor Beré Potiretama, 2025. Disponível em: https://museumpb.blogspot.com/2025/09/sistematizacao.html. Acesso em: 5 out. 2025.
MUSEU PROFESSOR BERÉ POTIRETAMA. [S. l.]: Blogspot, [2022?]. Disponível em: https://museumpb.blogspot.com/. Acesso em: 5 out. 2025.
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